Boa notícia do Inmet : Volta a chover no Sul, Sudeste e boa parte do Matopiba já no início da próxima semana

Publicado em 27/12/2019 12:22
No início da próxima semana frente fria rompe sistema de alta pressão que atua sobre o Sul e avança pelo continente
Heráclio Alves - Meteorologista do INMET

Podcast

Previsão do Tempo - Entrevista com Heráclio Alves - Meteorologista do INMET

 

Download

Um sistema de alta pressão, que impede a formação de chuvas significativas desde o Rio Grande do Sul até o Matopiba, regiões onde os produtores de soja estão aflitos com as condições do clima e com o desenvolvimento da soja 2019/20,  tenderá a se dissipar, e situção de estiagem deverá mudar, diz o INMET. A frente fria rompe o bloqueio a partir do 29 (no sul), espalhado-se para o Nordeste no dia 2, formando grandes chuvaradas até o dia 4, sobretudo nas áreas produtoras do Matopiba, onde produtores têm enfrentado altas temperaturas.

De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no início da estação chuvosa no restante do país, um vórtice ciclônico atuou no Matopiba, impedindo as chuvas para o Tocantins, Maranhão, Bahia e Piauí. Mas, segundo o meteorologista, as imagens do Satélite indicam que no oeste da Bahia começa a apresentar melhoras nas questões da umidade porque um corredor de umidade passou pela região, levando chuvas pontuais. "Tem uma melhora na questão da umidade e ocorrem algumas chuvas isoladas", afirma o meteorologista. Já a partir desta sexta-feira as regiões Sudeste, assim como sul do país, passam a ter uma diminuição nas chuvas.

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, não há previsão de chuvas volumosas para regiões produtoras do Sudeste do país nos próximos dias. Vale lembrar, que a região do café em Minas Gerais, foi a que recebeu chuvas mais significativas desde o início de dezembro. Nesta região, produtores também sentiram a irregularidades das chuvas e as altas temperaturas nas lavouras. 

    

Plantio da soja em Querência/MT

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo o Brasil nas próximas 93 horas: 



Fonte: Inmet 
 

Altas temperaturas

O meteorologista destacou ainda que as temperaturas tendem a ficar elevadas em todo o país nos próximos dias. Segundo Heráclio, apesar do calor intenso e temperaturas acima da média em algumas regiões, as condições ainda são características do Verão e ainda não se trata de uma onde de calor. 

Segundo dados do Inmet, no sul do país as máximas previstas devem ficar entre 30 e 34 graus, ficando as altas mais expressivas previstas para o Rio Grande do Sul. 

O Sudeste do país também tende a ficar com as temperaturas entre 28 e 30ºC nos próximos dias, sobretudo no oeste de São Paulo e Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de temperatura em todo o Brasil nas próximas 24 horas: 


Fonte: Inmet 

 

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil