Boa notícia do Inmet : Volta a chover no Sul, Sudeste e boa parte do Matopiba já no início da próxima semana

Publicado em 27/12/2019 12:22
Heráclio Alves - Meteorologista do INMET
No início da próxima semana frente fria rompe sistema de alta pressão que atua sobre o Sul e avança pelo continente

Podcast

Previsão do Tempo - Entrevista com Heráclio Alves - Meteorologista do INMET

Download

LOGO nalogo

Um sistema de alta pressão, que impede a formação de chuvas significativas desde o Rio Grande do Sul até o Matopiba, regiões onde os produtores de soja estão aflitos com as condições do clima e com o desenvolvimento da soja 2019/20,  tenderá a se dissipar, e situção de estiagem deverá mudar, diz o INMET. A frente fria rompe o bloqueio a partir do 29 (no sul), espalhado-se para o Nordeste no dia 2, formando grandes chuvaradas até o dia 4, sobretudo nas áreas produtoras do Matopiba, onde produtores têm enfrentado altas temperaturas.

De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no início da estação chuvosa no restante do país, um vórtice ciclônico atuou no Matopiba, impedindo as chuvas para o Tocantins, Maranhão, Bahia e Piauí. Mas, segundo o meteorologista, as imagens do Satélite indicam que no oeste da Bahia começa a apresentar melhoras nas questões da umidade porque um corredor de umidade passou pela região, levando chuvas pontuais. "Tem uma melhora na questão da umidade e ocorrem algumas chuvas isoladas", afirma o meteorologista. Já a partir desta sexta-feira as regiões Sudeste, assim como sul do país, passam a ter uma diminuição nas chuvas.

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, não há previsão de chuvas volumosas para regiões produtoras do Sudeste do país nos próximos dias. Vale lembrar, que a região do café em Minas Gerais, foi a que recebeu chuvas mais significativas desde o início de dezembro. Nesta região, produtores também sentiram a irregularidades das chuvas e as altas temperaturas nas lavouras. 

Mapa temperatura - Inmet    Querência/MS

Plantio da soja em Querência/MT

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo o Brasil nas próximas 93 horas: 


93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Altas temperaturas

O meteorologista destacou ainda que as temperaturas tendem a ficar elevadas em todo o país nos próximos dias. Segundo Heráclio, apesar do calor intenso e temperaturas acima da média em algumas regiões, as condições ainda são características do Verão e ainda não se trata de uma onde de calor. 

Segundo dados do Inmet, no sul do país as máximas previstas devem ficar entre 30 e 34 graus, ficando as altas mais expressivas previstas para o Rio Grande do Sul. 

O Sudeste do país também tende a ficar com as temperaturas entre 28 e 30ºC nos próximos dias, sobretudo no oeste de São Paulo e Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de temperatura em todo o Brasil nas próximas 24 horas: 

Mapa temperatura - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário