Chuvas devem se prolongar até junho e beneficiar segunda safra, diz o climatologista LCMolion

Publicado em 27/12/2019 17:37
Luiz Carlos Molion - Climatologista
Entrevista com Luiz Carlos Molion - Climatologista

"Não há bem que sempre dure, e mal que nunca se acabe!" - o ditado se encaixa perfeitamente nas condições climáticas do País deste ano, pois, segundo estudos do climatologista Luiz Carlos Molion, o periodo de chuvaradas, que começa a entrar agora em janeiro sobre todo o Brasil, deverá se prolongar até junho, garantindo assim as lavouras de 2.o ciclo (safrinha). O prognóstico vale, inclusive, para o Matopiba. Esse é o lado bom das previsões.

Já, do lado das notícias preocupantes, os estudos de Molion começam a antever a formação de um El Niño para a safra 2020/2021. O climatologista diz que ainda a formação desse fenomeno climático será por enquanto de fraca atuação. (lembrado que o El Niño tem como caracteristica trazer mais chuvas para  Sul do País, cortando as precipitações para as regiões Nordeste  e Matopiba).

Na opinião de LCMolion, o ano de 2020 tende a repetir a performance do ano de 2016, quando as chuvas entraram mais tarde mas também se mantiveram por mais tempo. 

O climatologista antevê que as chuvas ficarão acima da média de agora em diante em praticamente todas as regiões produtoras, à exceção do oeste de Sta Catarina e norte do Rio Grande do Sul. 

Molion considera que o trimeste abril/maio/junho terá chuvas levemente acima da média em Goiás, Mato Grosso, Leste do Amazonas, Maranhão e Piauí, compensando a crise de umidade pela qual passa, atualmente, grande parte das regiões produtoras desses Estados.

No tocante à formação do El Nino, que, por enquanto, se mostra de fraca intensidade, o climatologista olha, mais uma vez, para o comportamento do Oceano Pacífico, que mantem-se com temperaturas levemente aquecidas. Mas a partir de outubro essa condição tenderá a mudar, e, com isso, influir na quantidade de chuvas que percorrerão o continente. 

O fato é que os dias serão mais frios, o inverno cada vez mais rigoroso para as planícies dos Estados Unidos (notadamente o Corn Bealt, que teve um atraso de 1 mês na entrada das chuvas e nevascas a hora da colheita), e frio intenso também na Argentina.

Molion alerta que o comportamento do planeta, em conjunção com o Sistema Solar, indica que estaremos entrando numa década de resfriamento global, com quedas de temperaturas importantes.

"O sol, diz ele, diminuirá suas emissões para os quadrantes da Terra nos proximos 10 anos, num fenomeno ainda não conhecido, mas que provocará impactos significativos para a humanidade, principalmente para a agricultura".

O veterano climatologista continua contestando, assim, as previsões alarmistas dos cientistas que acreditam que a Terra estaria entrado num periodo de aquecimento global. "É ao contrário, infelizmente, e os burocratas do clima não conseguem  explicar a evidência", finalizou ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

    Muito respeitáveis e consistentes as análises do Prof. MOLION... Mas no caso específico da entrevista em curso, ele deixa de lado alguns fatores relevantes quando busca propor a AMPLIAÇÃO DA JANELA DE PLANTIO, se restringindo a aspectos de regimes de chuvas, se esquecendo de outras variáveis como DINÂMICA DE OCORRÊNCIA DE PRAGAS & DOENÇAS, as quais podem afetar em GRANDE ESCALA o potencial produtivo dos cultivos, em evidência a CULTURA DA SOJA... E temos históricos muito claros para afirmar que há, com frequência significativa, intensa pressão de fatores bióticos (em destaque, FERRUGEM DA SOJA e MOSCA BRANCA), que certamente exigirão, no mínimo, muita discussão e BOM SENSO, quando se pensa na proposição da ação por ele, MOLION, destacada. É preciso ouvir todas as áreas do conhecimento ligadas à AGRICULTURA, e decidir pelo melhor, o que é tarefa de caráter sobremaneira GIGANTESCO!

    Saudações a todos e Ano Novo pleno em realizações!

    44
    • Fábio Augusto Gouveia Araguari - MG

      Previsão do tempo só Deus sabe! Para mim tudo blá blá blá.

      Climatologista e exotericos tudo igual.

      84
    • Fabio krampe Capanema - PR

      Não estão nem acertando de uma semana para a outra a previsão, imagina de um ano para o outro , blá blá bla

      46
    • Marcelo E Luders Curitiba - PR

      Dr Molion, eu respeito... tem acertado 100%.... os alertas sobre o resfriamento tem ocorrido... basta acompanhar o que ele tem dito e o que tem ocorrido.

      13
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Na regiao do Paranapanema, taquarituba (SP), os acertos mais importantes, no curto prazo, foram feitos pelo IPMET de Bauru (SP).. os demais nao acertam nada. Mas o prof. Molion tem o meu respeito pela coragem de enfrentar esses oportunistas do aquecimento, ongs expertas que conhecemos,... portanto, acredito muito em seus estudos.

      5
    • Thiago Resende Caixeta

      Temos acompanhado diariamente grandes institutos de meteorologia errando as previsões semanais do clima. No meu entendimento este pro guinostico não passa de estratégia comercial para segurar o preço de produtos de segunda safra como o milho. Não podemos como produtores aceitar uma notícia destas como verdade, visto que hoje estamos vivendo um momento bom de venda de milho no mercado.

      Para ter mais credibilidade, não desconsiderando o conhecimento do Dr. Molion, precisamos de mais informações relevantes como deque forma ele chegou a estas conclusões. E quem está financiando este estudo. Abram o olho!! Nós produtores estamos nos deixando levar por muito informação sem fundamento há anos. Temos que tirar este cabresto das grandes multinacionais das nossas cabeças.

      12
    • jonas veiga oliveira Laguna Carapã - MS

      Porcentagem de acerto aqui na minha região não chega a 50%...

      2
    • JOSE KUCHAK TONETTO IJUI - RS

      Faz 3 anos que acompanho previsões do prof. Molion e até o atual momento está tudo conforme o previsto! Admiro muito seu trabalho!

      5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O Prof MOLION tem muita bagagem, portanto merece respeito de todos... No momento nao existem provas concretas para afirmar se ele esta' certo ou se aqueles do aquecimento global estao certos... De qualquer forma combater a poluiçao das cidades que reduzem o tempo de vida das pessoas ESTA" CERTO---

      5
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      O prof Molion fala em similaridade..., portanto, se ele não estiver errado, 2020 se assemelhará a 2002, e olhando esse histórico em nossa região teremos em fevereiro 120 mm, março 130 mm e abril 63 mm ...

      3
    • Rommel Jacintho

      Confio nas previsões do prof. Molion...

      9
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Cácio, há muito tempo foi-me dito que a matéria orgânica (M.O.) tem a capacidade de reter TRÊS VEZES do seu volume em água. Ou seja: UM cm³ de M.O. retem TRÊS cm³ de água. .... Partindo dessa premissa, solos com maiores teores de M.O. possuem a capacidade de reter mais água. Mas, aí que vem a questão. Regiões com temperaturas mais altas, a atividade microbiana do solo é mais ativa e, "comem" a palha mais rápido. Ou seja, é quase impossível manter um nível considerado alto de M.O. (5%). ... Faltam pesquisas, no sentido de manter uma atividade microbiana considerada ótima para determinada região. Solos vivos, com certeza irão corresponder com expectativas de altas produtividades pois, além de reter mais umidade, vão disponibilizar os nutrientes ao longo do ciclo da cultura, produzindo plantas mais saudáveis e produtivas.

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Muito boa referência Sr. Rensi! Temos espaço enorme pra avançar em termos de agregação e manutenção dos níveis de M.O nos nossos solos, sobretudo sob condições TROPICAIS!

      Aproveitando o momento, justo se faz registrar que este espaço é mais "ECLÉTICO" com sua presença por meio de seus valorosos comentários!

      Saudações!

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Cácio, aproveitando o ensejo; gostaria de deixar aqui uma provocação. ... A palha de uma planta verde dessecada, contém os mesmos percentuais das grandes moléculas, como: proteínas, hemiceluloses, celuloses, ligninas; que uma planta que "envelheceu" e virou palha? ... ... ... .... Sendo diferente. Qual a mudança da biotia do solo? ... ... ... Essa mudança é benéfica, ou causa "prejuízos" no desenvolvimento dos vegetais ali instalados? ... ... ... Veja que ao invés de nos atermos aos "químicos", deveríamos focar o "biológico" do solo. ... ... ... ... Já existe um passo dado. ... ... A Agricultura de Precisão usa a terminologia: Binômio SOLO-PLANTA. ... ... Pena que a visão do solo seja um depósito de minerais (químico) ...

      1
    • Alex Lopes Angatuba - SP

      Em agosto de 2019, em matéria aqui mesmo do Noticias Agrícola, o prof. LC Molion, alertou quanto ao atraso das chuvas para o inicio do plantio da safra atual... e acertou em cheio aqui para minha região do interior de SP, segue link: https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/clima/240831-estacao-das-chuvas-deve-atrasar-em-boa-parte-do-brasil-excecao-apenas-para-o-sul.html#.Xg-wMtQrLs0

      1