Inmet alerta para fortes tempestades na área central do Brasil a partir desta quarta

Publicado em 22/01/2020 17:03
Meteorologia - Previsão do tempo para todo o Brasil
Atuação de sistema de baixa pressão no Espírito Santo deve ganhar força e dar origem ao Ciclone subtropical Kurumí, e atingir Rio, Minas, Esp Santo, Goiás e Brasília

Órgãos do Governo Federal fazem um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

A previsão aponta que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 milímetros a 400 milímetros, impactando severamente esses estados. A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar nesta quarta-feira (22) e podem prosseguir até o final de semana

O informe é do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

A nota conjunta é resultante de metodologias de previsão. As recomendações são destinadas a órgãos de proteção e defesa civil estaduais e municipais e a moradores de áreas de risco nas regiões que poderão ser afetadas. Há a possibilidade de ocorrerem inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

O detalhamento das áreas mais atingidas pelos temporais ao longo desse período será feito por meio da atualização de avisos e alertas meteorológicos.

É importante lembrar que, dentro da mancha de impactos, há localidades que já estão sofrendo com as chuvas registradas desde a última sexta-feira (17). De acordo com o documento, as áreas com maior probabilidade de ocorrerem desastres são a região metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.

A orientação é que as defesas civis dos estados e municípios remetam o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção e defesa civil, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Além disso, caberá às defesas civis  o envio de alertas aos gestores municipais e às populações vulneráveis.

Informações à imprensa:
www.inmet.gov.br

INMET: Previsão para quinta-feira (23) por região do Brasil

Confira a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para todas as regiões do Brasil:

CENTRO-OESTE

23/01/2020
Quinta-feira

43.jpg

Pancadas de chuva e trovoadas em toda região, exceto Mato Grosso do Sul, que será nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Temp. Max.: 34ºC
Temp. Mín.: 18ºC

UR. Max.: 100%
UR. Min.: 40%

Direção do Vento: NW-W-SE

Intensidade: Fracos/Moderados

NORDESTE

23/01/2020
Quinta-feira

47.jpg

Pancadas de chuva no Maranhão, Bahia, Alagoas e Sergipe. Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva no Piauí e demais estados da região.

Temp. Max.: 38ºC
Temp. Mín.: 16ºC

UR. Max.: 100%
UR. Min.: 40%

Direção do Vento: NW-W-SE

Intensidade: Fracos/Moderados

NORTE

23/01/2020
Quinta-feira

47.jpg

Pancadas de chuva no Amazonas, Pará e Amapá. Nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Acre e Tocantins. Nublado com pancadas de chuva e trovoadas em Rondônia. Nublado a parcialmente nublado em Roraima.

Temp. Max.: 35C
Temp. Mín.: 19ºC

UR. Max.: 100%
UR. Min.: 40%

Direção do Vento: NE-N-E

Intensidade: Fracos/Moderados

SUDESTE

23/01/2020
Quinta-feira

43.jpg
 

Pancadas de chuva e trovoadas em Minas Gerais. Nublado a encoberto com pancadas de chuva no Espirito Santo e Rio de Janeiro. Nublado com pancadas de chuva e trovoadas em São Paulo.

Temp. Max.: 34ºC
Temp. Mín.: 11ºC

UR. Max.: 100%
UR. Min.: 40%

Direção do Vento: NW-SE-E

Intensidade: Fracos/Moderados

SUL

23/01/2020
Quinta-feira

42.jpg

Pancadas de chuva no Paraná e Santa Catarina. Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas no Rio Grande do Sul.

Temp. Max.: 32ºC
Temp. Mín.: 10ºC

UR. Max.: 95%
UR. Min.: 40%

Direção do Vento: E-SE-NE

Intensidade: Fracos/Moderados

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inmet/Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário