Semana chuvosa no Centro-Oeste pode atrapalhar colheita em MT

Publicado em 03/02/2020 14:27
No RS as chuvas seguem irregulares e pode até ocorrer veranicos em algumas partes do estado
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

 

Download

As previsões indicam continuidade das chuvas no Mato Grosso, com volumes expressivos e risco de atrapalhar a colheita da soja no estado. As informações são de Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia. Já a região sul do país passará por mais um período de seca. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a semana inicia com previsão de bons volumes para o Mato Grosso e demais estados do Centro-Oeste As chuvas acontecem nessa região devivo à chegada de uma frente fria vindo da região Sudeste, além das altas temperaturas que são características da estação. Outro fator positivo para condições de chuvas no Centro-Oeste é a formação de um novo corredor de umidade que desce do norte do país. 

No Mato Grosso e Goiás, os acumulados tendem ficar entre 30 e 40 milímetros em todas as regiões do estado. Continuam sendo previstas chuvas para o Mato Grosso do Sul, com volumes mais baixos no início da semana, mas que tendem aumentar a partir do dia 6 (quinta-feira). 

Toda a região do Matopiba deverá receber volumes expressivos de chuvas nos próximos dias. De acordo com o meteorologista, a atuação de três sistemas faz com que condições de chuvas com volumes altos cheguem na região, sendo eles: um canal de umidade, a Zona de Convergência Intertropical e um sistema frontal em atuação no litoral. 

Há previsão de chuva para todo o estado do Maranhão, com precipitações entre 30 e 40 milímetros. As mesmas condições são previstas para todo o Piauí. 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, nas próximas 48 horas os volumes mais expressivos são esperados para o Tocantins - com precipitalções entre 20 e 40 milímetros, podendo ser registrados acumulados de acima de 60 mm no leste do estado. 

Também chove no oeste do Bahia, com acumulados previstos entre 30 e 40 milímetros nas próximas 48 horas. Os modelos indicam que as condições de chuvas devem permanecer em todo o Matopiba até, pelo menos, o final desta semana. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 
 

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio