Nova onda de frio prevista para o final de semana com queda nas temperaturas em RO e AC e risco de geadas no café de MG

Publicado em 01/06/2020 12:00 e atualizado em 01/06/2020 17:44
Semana de muita variabilidade climática em boa parte do Brasil, com destaque para a metade Sul do país que tem duas frentes frias e duas massas de frio previstas
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo

 

Download

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam uma nova frente fria chegando no sul do país nesta semana. Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, as atenções no entanto estão para as quedas de temperaturas que podem acontecer no próximo final de semana. 

Além da frente prevista para quinta-feira (4), um pequeno sistema também levou condição de chuvas para o Rio Grande do Sul. "Vai cair bem as temperaturas amanhã (terça-feira) no Rio Grande do Sul, podendo gerar condições de geadas em algumas áreas da região sul do estado", afirma Francisco. 

Ainda de acordo com Francisco, a frente fria a partir de quinta-feira (4) tende a ter mais intensidade, com volumes mais expressivos e com uma queda de temperatura mais severa. A frente avança pelo Rio Grande do Sul, os volumes esperados devem ficar entre 20 e 30 milímetros no centro, oeste e norte do estado, podendo ser registradas precipitações de até 50 mm em algumas áreas. As regiões leste e sul do RS não devem receber volumes expressivos.

Também na quinta-feira (4) deve voltar a chover em Santa Catarina. É previsto precipitação entre 20 e 40 mm de precipitação para todo o estado. Chove ainda no Paraná, mas com volumes mais baixos, quando comparados com os demais estados. Já na sexta-feira (5), a previsão é de chuvas ainda mais expressivas para o norte do Rio Grande do Sul e todo o estado de Santa Catarina. Neste período, segundo o Cosmo, os volumes pode ficar entre 50 e 60 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação prevista para o sul nos próximos dias: 


Fonte: Inmet 

Temperatura

O mapa de temperaturas do Inmet, mostram que uma onda de frio deve chegar na região na noite desta segunda-feira (1). A tendência é que pela manhã da terça-feira, as temperatuas caiam também em parte do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Essa frente fria deve passar de maneira muito rápida, sem grandes impactos. 

Já para quinta-feira (4), os mapas mostram a outra massa de ar frio que deve atingir o país. Segundo Franciso, na sexta-feira as temperaturas devem cair em toda parte sul do Brasil, atingindo também o sul do Mato Grosso e áreas de São Paulo. "Esse frio vai chegar novamente para a região do café, no Sudeste de Minas, voltando a condição da gente ter geadas", afirma meteorologista. Francisco destaca que, neste momento, as geadas devem acontecer com intensidade fraca, com queda de 2 a 4 graus.

Veja o mapa de massa de ar frio: 

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: frente fria no Sul no fim de semana 25 e 26/04/2026
Fim de semana tem baixa umidade em SP, MG, MS e PR e alerta de tempestade da Região Sul
Inmet: Previsões recentes apontam novo aumento da probabilidade do El Niño em 2026
Inmet: Tempo seco no Centro-Oeste, chuvas intensas no Norte e Nordeste e queda das temperaturas no Sul do Brasil
Previsão do tempo para o agro: onde chove e onde falta água
El Niño deve retornar em maio com impacto nos padrões climáticos, diz agência meteorológica da ONU