Corredor de chuvas está se formando entre o Sudeste e o Centro-Oeste; chegou a hora de semear, diz Agroclima

Publicado em 09/10/2020 14:53 e atualizado em 10/10/2020 18:54
Chuvas vão se estabilizar no centro do País. Preocupação é com fevereiro quando as chuvas ficarão abaixo da média no centro-sul (veja abaixo a entrevista com João Castro - Agrometeorologista do Agroclima/Climatempo)
João Castro - Agrometeorologista - Climatempo

Podcast

Entrevista com João Castro - Agrometeorologista - Climatempo

 

Download

Várias regiões do País já registraram chuvas neste sábado; e os agricultores começam a corrida contra o tempo antes da chegada de mais chuvas fortes previstas entre segunda (12) e terça-feira (13) no centro do País.

Os modelos meteorológicos da Climatempo já mostram a evolução de uma frente de chuvas rompendo o bloquio atmosferico, e a formação de um corredor de umidade que vai se formar entre o centro e leste de MInas Gerais, passando pelo triangulo e sudoeste goiano, encontrando com a umidade da Amazonia e permanecendo estacionada sobre o Mato Grosso, na faixa que vai desde o centro-norte (BR-163) até o oeste, região de Sapezal.

A umidade vai se estender também pelo Oeste da Bahia, alcançando até o Matopiba (nesse caso com chuvas de baixa intensidade).

Para o agrometeorologista João Castro, aessa frente de chuvas já autorizam os produtores a iniciarem a semeadura da safra 20/21. A preocupação fica, apenas, com parte do centro e norte do Paraná. Mas a tendencia é de normalização também para essas áreas ao longo dos proximos 15 dias.

De modo geral, a safra - que demorou 32 dias a se iniciar - terá um desenvolvimento climático regular neste final de 2020, incicio de 20121 (semelhante à safra passada). Até o momento nao há prognosticos de veranicos.

Os radares mostram a chuva crescendo ao longo de outubro, permanecendo com bons volumes no trimestre novembro/dezembro/janeiro. Para fevereiro há preocupação com chuvas abaxo da média no centro-sul do País, notadamente para o Paraná. Para o oeste da Bahia as chuvas deverão ser volumosas.

(acompanhem a entrevista acima)

 

Para mais informações de clima para a sua cidade consulte o site https://agroclima.climatempo.com.br/ e aproveite para fazer um teste grátis da plataforma Agroclima PRO.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul