Correção: Clima para fevereiro tem chuvas abaixo da média no RS, SC, MG, GO e BA

Publicado em 18/01/2021 16:13 e atualizado em 18/01/2021 18:04
Vórtice atuando sobre a Bahia deve promover um período de estiagem em grande parte nos estados da BA e MG
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

 

Download

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, nesta segunda-feira (18), Francisco de Assis Diniz - meteorologista do Inmet, fez uma correção referente à previsão para o mês de fevereiro realizada na última sexta-feira, dia 15.

A previsão desta segunda trouxe um novo cenário para o produtor, levando em consideração o uso do mapa atualizado para o próximo mês. De acordo com Francisco, o mapa de anomalias indica uma chuvas abaixo da média no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia. 

De acordo com o mapa atualizado neste mês, a tendência é de anomalia de precipitação com até 75 mm abaixo do esperado para o Rio Grande do Sul. O especialista destaca que as condições contam ainda com influência da La Niña. Santa Catarina também deve registrar chuvas abaixo da média, enquanto o Paraná deve registrar volumes pouco acima da climatologia. 

Já para as demais áreas do país, como no sul de Minas e na Bahia, o modelo manteve a tendência de chuvas abaixo do esperado. "No norte de Minas e na Bahia que deve ficar com chuvas abaixo da climatologia até 50 mm", afirma. As mesmas condições são esperadas para o norte de Goiás. 

Falando em volumes acima da média, a tendência é positiva para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 50 mm de chuvas acima do esperado. Para o Tocantins, as condições também mais dentro da normalidade, com destaque para o sul do estado que deve receber chuvas acima da média. 

Próximos dias

Para este início de semana, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os maiores volumes para o Paraná, com precipitação entre 20 e 40 mm em todo o estado, podendo chegar a 60 mm em pontos da região central do estado.

O modelo também indica condição de chuvas para o extremo norte de Santa Catarina, com precipitação entre 20 e 40 mm. As demais áreas do estado e o extremo norte do Rio Grande do Sul também têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos. 

Para quarta-feira, dia 20, o modelo indica chuvas ainda mais expressivas para o oeste do Paraná, confirmando as previsões de acumulados acima de 70 mm. Ainda na quarta-feira, o modelo sinaliza para chuvas entre 40 e 60 mm para o leste de Santa Catarina. 

O modelo Cosmo do Inmet indica chuvas volumosas para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20 e 60 mm em algumas áreas do estado. A instabilidade favorece ainda chuvas entre 20 e 30 mm para o sul de São Paulo e chuvas nas mesmas proporções para o Mato Grosso Sul. Há previsão de chuvas para Goiás, porém com volumes mais baixos. O modelo mostra ainda que a atuação de um vórtice deve influenciar no regime de chuvas na parte mais ao norte do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

 

Veja a previsão completa no vídeo acima

 

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil