HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Próximos 10 dias de muita chuva na metade Norte do país e estiagem no oeste da região Sul, alerta Inmet

Publicado em 08/03/2021 15:18 e atualizado em 08/03/2021 17:20
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Chuvas até reduzem, mas não param no Matopibapa enquanto oeste do RS,SC e PR deve permanecer sem chuvas nas próximas 2 semanas

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo
 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para os próximos 10 dias, são de muita chuva na metade Norte do Brasil, enquanto a faixa oeste da região Sul tem previsão de estiagem. 

De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, anteriormente os modelos indicavam a possibilidade de uma janela de colheita para o produtor na metade norte do Brasil, mas as atualizações desta segunda-feira (8) mostraram, um cenário diferente para os próximos dias. Neste início de semana, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza chuvas significativas no Mato Grosso, pontos de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em relação os volumes, o modelo Cosmo indica que as maiores precipitações são previstas para o Mato Grosso nesta segunda-feira (8), com acumulados entre 20mm e 30mm na região norte do estado, podendo ter pontos de chuvas isoladas com precipitação de até 60mm.Ainda no Centro-Oeste, o modelo também mantém a umidade no Mato Grosso do Sul e em Goiás. 

A partir de terça-feira (9), a previsão mostra volumes ainda mais significativos para a parte norte do país. "Mesmo a chuva dando uma diminuída na precipitação, no outro dia volta a chover e não tem aparecimento do sol. Você vê que a chuva fica estacionária, não muda o padrão, não muda sistema nenhum", comenta Assis. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:

93 horas - Inmet - 0803

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (8), também mantém a condição de chuvas para o Brasil Central nos próximos sete dias. 

No período entre 8 e 16 de março, o NOAA prevê precipitação entre 70mm e 90mm para o Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso do Sul que deve permanecer com tempo estável no período. As mesmas condições são previstas para o Matopiba, enquanto o Sudeste pode ter precipitação de até 100mm no período. 

Já no período entre 16 e 26 de março, o NOAA prevê chuvas mais intensas no Centro-Oeste, com precipitação acima dos 100mm. Mantém ainda a projeção de chuvas para o Sudeste e indica o retorno da umidade para o sul do Brasil, com precipitação entre 35mm e 40mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 0803

Últimos cinco dias 

 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes foram registrados no Paraná, conforme indicavam as previsões.

Choveu em todo o estado, com precipitação entre 80mm e 100mm, sendo os maiores volumes registrados na região oeste do estado. Ainda na região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram chuvas entre 30mm e 40mm no período. 

No Centro-Oeste, os maiores volumes foram registrados no norte do Mato Grosso, com precipitação entre 40mm e 80mm. Mato Grosso do Sul e Goiás registraram chuvas entre 30mm e 40mm. 

No Matopiba, o Maranhão recebeu os maiores volumes, com chuvas entre 40mm e 50mm no centro-norte do estado. Tocantins e Piauí registrou chuvas entre 20mm e 30mm, enquanto o oeste da Bahia manteve o tempo estável. 

Já na região Sudeste, os maiores volumes de chuva foram registrados no centro-sul de São Paulo, entre 20mm e 40mm. Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-sul do Espírito Santo registraram chuvas entre 20mm e 30mm no período.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias: 

Últimos 5 dias - Inmet - 0803

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário