Inmet: Dois sistemas devem favorecer condição de chuvas no Sul e Sudeste a partir de 4ª feira

Publicado em 24/05/2021 11:19 e atualizado em 24/05/2021 15:38
Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET
Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET

Podcast

Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET

 

Download

As chuvas previstas na última sexta-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmaram, rompendo parte do bloqueio atmosférico e levando umidade para os três estados da região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, grande parte do estado de São Paulo e áreas pontuais em áreas de Minas Gerais. Segundo o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias, o Rio Grande do Sul foi o estado que mais se beneficiou, com registros entre 50mm e 80mm no período.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias: 


Fonte: Inmet 

Para os próximos dias, as previsões do Inmet indicam que a partir de quarta-feira (26), áreas de instabilidades devem favorecer a formação de nuvens carregadas entre o Paraná e São Paulo. Antes disso, as temperaturas devem cair em São Paulo, no leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, há risco de geadas fraca em algumas áreas do Sul de Minas Gerais. 

Na sexta-feira (28), o modelo Cosmo mostra a formação de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema avance para o Paraná, indo de encontro com as áreas de instabilidade, favorecendo assim a formação de nuvens ainda mais carregadas entre Paraná e São Paulo. Ainda de acordo com o Assis, a tendência é que as chuvas cheguem até o sul de Minas Gerais pelo sistema Cosmo, mas que o modelo GFS aponta a possibilidade de chuvas até o norte mineiro. 

Veja o mapa de previsão de precipitação do Inmet: 


Fonte: Inmet 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026
Calor intenso
Chuva diminui em grande parte do Norte