Mudança de padrão climático se aproxima, mas temperaturas altas devem continuar

Publicado em 05/03/2025 10:58 e atualizado em 05/03/2025 15:01
Outono será mais quente que o normal especialmente no Sudeste e parte do Nordeste
Denis Garcia - Meteorologista da Meteored
Podcast

Mudança de padrão climático se aproxima, mas temperaturas altas devem continuar

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

No próximo fim de semana, entre o sábado (08) e o domingo (09), uma frente fria começará a avançar pelo país, atingindo a região Sul com chuvas intensas e fazendo as temperaturas caírem. O sistema finalmente romperá o bloqueio atmosférico que esteve atuando sobre o país e causando uma onda de calor severa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) possui um alerta vigente no momento para risco à saúde devido a uma onda de calor sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde a temperatura se encontra pelo menos 5ºC acima da média ao longo de vários dias seguidos.

O resultado disso é que chuvas voltarão a se formar em uma grande quantidade de estados que estavam enfrentando estiagem no centro do país, e a onda de calor que está assolando o país finalmente terá um fim. No entanto, mesmo com a quebra do padrão meteorológico de calor e tempo seco, as previsões não indicam um cenário muito agradável para o Outono.

Outono pode registrar veranicos e ondas de calor

Apesar da mudança de padrão que ocorrerão nos próximos dias, as previsões climáticas ainda indicam temperaturas acima da média para março em grande parte do país, com destaque especial para o Mato Grosso do SulMinas GeraisRio de JaneiroEspírito Santo e Bahia. Na verdade, praticamente toda a região Sudeste deverá continuar enfrentando calor intenso.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: chuva volta forte em SP e temporais aumentam no Paraná 15/05/2026
El Niño em breve: NOAA eleva para 82% chance do fenômeno e mantém alerta para o segundo semestre
Frio persiste no Sul e geadas ainda preocupam produtores rurais
Sudeste ganha tardes mais quentes, mas segue com chuva fraca e típica de outono
Centro-Oeste segue com tempo seco, mas frente fria pode levar chuva isolada para Goiás
Região Norte segue com chuva intensa e volumes podem passar de 150 mm no Pará