DA REDAÇÃO: Semana inicia com continuidade da pressão negativa sob os preços da arroba do boi

Publicado em 12/12/2011 13:20 e atualizado em 12/12/2011 15:47
Boi Gordo: a demanda que continua enfraquecida, junto com o aumento gradual da oferta de animais, pressiona mais o mercado nesta segunda-feira. Consumidores perdem o apetite pelas compras de final de ano com a alta no preço das peças de carne bovina.
Nova semana se inicia e o movimento de pressão baixista continua no mercado do boi gordo. O aumento da oferta de animais apresentou leve aumento no último mês, sendo este uns dos motivos que tiram a sustentação do mercado hoje.

De acordo com a analista de mercado da Bigma Consultoria, Lygia Pimentel, as condições atuais das pastagens ainda não são ideais para a criação do gado, o que acaba obrigando os pecuaristas a escoarem sua produção. "Tem muita gente vendendo boi magro porque não consegue engordar o boi", comenta.

Além do aumento de oferta, a demanda desaquecida também é forte fator de pressão. Boa parte dos consumidores estão perdendo o apetite pelas compras de final de ano com a alta no preço das peças de carne bovina.

No mês de novembro, dados indicaram que o ímpeto de consumo da população estava elevado. O crescimento de quase 5% das vendas de papelão ondulado no Brasil no mês passado, por exemplo, refletia uma tendência altista para a demanda. "E agora em dezembro a gente não vê tão evidente, a gente vê uma situação um pouco mais complicada", afirma.

No curto prazo, a analista não acredita em recuperação expressiva para os referencias da arroba. Para Pimentel, o mercado já começa a entrar em clima de safra nos próximos meses, o que pode deixar o mercado pouco mais sensível.

Por: Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado