DA REDAÇÃO: Estiagem e granizo comprometem safra de grãos em Erechim (RS)

Publicado em 15/12/2011 11:09 e atualizado em 15/12/2011 12:07
Grãos: Chuvas irregulares comprometem rentabilidade de lavouras de soja e milho na região de Erechim (RS). Caso problema perdure, quebra pode chegar a 10% da produção. Para a safra 11/12 região deve vir com 120 mil hectares com soja e 100 mil com milho.
A forte estiagem prejudica as lavouras de soja e milho na região de Erechim, no Rio Grande do Sul. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Erechim, João Picoli, “esse ano estamos sendo castigados pela estiagem, quando chove é setorizado e ao invés de chover água, chove granizo.”

A recente chuva de granizo na região atingiu cerca de 120 hectares, o que representa 1% da área com soja dos 32 municípios que compõem a região. Já o milho, terá cerca de 100 mil hectares na safra 11/12. Das cidades do entorno de Erechim, são poucas as que possuem regularidade em suas chuvas, e, caso a estiagem prevaleça pelos próximos dias, a quebra das lavouras pode chegar a 10% da área.

De acordo com Picoli, a produtividade estimada para a região é de 55 a 70 sacas por hectare para a soja e 120 a 200 para o milho, portanto, mesmo que haja quebra, o produtor não deve ter grandes prejuízos.

Quanto à comercialização, Picoli afirma que o produtor já começa a enxergar e se planejar para além da porteira, com até 30% da safra já comercializada.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado