DA REDAÇÃO: Mercado reage bem aos sinais de melhora da economia europeia

Publicado em 20/12/2011 13:43 e atualizado em 20/12/2011 16:00
Financeiro: boas notícias vindas da Europa elevam as bolsas internacionais, com retomada do otimismo no mercado macroeconômico. Índices começam a melhorar diante das medidas aprovadas por lideranças para solucionar a crise. Economista acredita na solução do problema em 2012.
Preços das commodities agrícolas têm apresentado números melhores diante das boas notícias da economia da Europa. Para Roberto Troster, economista, isso acontece porque os fundamentos têm melhorado, inclusive, mais rapidamente que o humor dos investidores. A própria redução nos juros dos títulos reflete essa confiança.

A chanceler alemã, Angela Merkel, tornou-se uma heroína na visão de Troster, dividindo o compromisso de todos os países da Europa, exceto a Inglaterra. Na Espanha, foi anunciado um programa de ajustes consistente, com ênfase na eficiência e cortes de gastos.  Já a Itália tem uma situação um pouco mais complicada, porém segue o caminho certo, assim como Grécia e Portugal, “todos se mexem para fazer acontecer!”, diz.

Os Estados Unidos também retomaram sua economia com números cada vez mais positivos e desemprego em queda. Com esse cenário, os preços das commodities não devem cair e a tendência para o futuro a médio prazo é de alta. O “fundo do poço já foi”, conclui Troster.

Por: Aleksander Horta e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado