DA REDAÇÃO: Clima ajuda e região de Luís Eduardo Magalhães (BA) deve ter 2 milhões de hectares com soja, milho e algodão

Publicado em 21/12/2011 10:15 e atualizado em 21/12/2011 12:51
Safra 2011/2012: Em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, clima colabora com desenvolvimento das lavouras de soja e milho. Produtor investiu em tecnologias no plantio e produtividade deve ser semelhante ao ano anterior. Cerca de 45% da safra já foi comercializada.
Plantio de soja e milho já foi concluído em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. A safra de algodão também está em fase de conclusão, com 85% da área já plantada.

O clima tem colaborado com boas chuvas e região deve ter expansão de área em todas as culturas. O milho deve vir com aproximadamente 200 mil hectares, a soja com mais de 1 milhão de hectares e o algodão com 400 mil hectares. No total, a região deve ter cerca de 2 milhões de hectares plantados com as três culturas na safra 2011/2012.

Quanto à produtividade, o presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Vanir Kölln, afirma que a expectativa é de que as lavouras repitam os bons números observados no ano passado com a colaboração do clima.

Como a região tem solo muito fraco devido ao baixo teor de argila, produtor precisa sempre investir muito em tecnologias. No entanto, o acréscimo nas despesas com defensivos, mão-de-obra e investimentos tecnológicos nesta safra não deve prejudicar produtor, pois a boa colheita e a venda positiva garantem rentabilidade. Para Köll, o produtor rural deve estar atendo ao mercado que é muito dinâmico, observando as variações de preços que ocorrem em um mesmo dia e vendendo seu grão de forma fracionada, em busca dos melhores preços.

Na região, cerca de 45% da safra já foi comercializada no mercado futuro. Ano passado, no mesmo período, cerca de 60% já tinha sido vendida. A retração, segundo Kölln, acontece devido à crise europeia e retraiu o mercado nesta safra.

Política Agrícola

“Governo baiano é dinâmico, mas tem se esquecido de investir na área que pode trazer venda maior para o próprio Estado”, afirma o presidente, ao se referir à falta de investimentos em logística e infraestrutura. “Fora do Brasil 95% do produto agrícola é transportado por hidrovia e ferrovia, o que não acontece aqui”, explica.

Segundo Kölln, “é preciso uma política agrícola para que aos poucos possamos reverter essa imagem que o homem urbano tem em relação ao homem do campo. Mesmo por que nós somos os únicos do mundo a preservar 20% da vegetação mais a área de APP e isso nos orgulha, pois somos produtores e ambientalistas, pois temos 20% do nosso capital parado em beneficio da questão ambiental brasileira. O produtor rural trabalha para que mais pessoas possam comer melhor e mais barato.”

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado