DA REDAÇÃO: Preços do frango vivo são até 20% menores em relação a janeiro de 2011

Publicado em 18/01/2012 11:53 e atualizado em 18/01/2012 21:33
Frango: Retração nas cotações é sazonal. No entanto, preços observados são entre 15 a 20% menores em relação a 2011. Exportações devem permanecer sem grandes variações este ano.


Preços em queda para o frango vivo são reflexos da sazonalidade comum para janeiro, fevereiro e março devido a menor demanda, consumidor em férias e com gastos de início de ano, que aumentam o conservadorismo no consumo.

No interior de São Paulo, preços do frango vivo caem entre 15% e 20% em relação ao mesmo período de 2011. Além dos fatores já citados, o mercado é pressionado pela maior oferta, consequente do aumento na produção brasileira, que subiu quase 7%, enquanto o mercado doméstico cresceu 8,3%. Atualmente, o brasileiro consome quase 47 kg de carnes de aves, um consumo per capita altamente expressivo. 

O cenário para o consumo é positivo, pois há muitas regiões do Brasil com grande disparidade de renda que permitem aumento no consumo per capita brasileiro. No entanto, a produção brasileira deve vir de acordo com mercado doméstico e externo, de forma a não pressionar os preços para baixo. 

As exportações em 2012 devem se manter estáveis, sem abertura para novos mercados. O Brasil responde hoje por 34% dos embarques mundiais. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado