DA REDAÇÃO: Menor produção de arroz garante bons preços em 2012

Publicado em 20/01/2012 10:56 e atualizado em 20/01/2012 16:31
Arroz: Preços mostram forte recuperação devido à entressafra e menor produção já confirmada no RS, apesar de recente recompra de opções. Oferta enxuta deve garantir mercado firme e bons preços pelos próximos 30 dias, quando entra a nova safra.


Depois de preços estagnados em dezembro, a segunda semana de janeiro começa com preços em alta para o mercado de arroz pressionados pelos indicadores da Conab que mostram uma retração na área e na produção do arroz brasileiro de quase 2 milhões de toneladas em relação à safra passada.

No Rio Grande do Sul a quebra pode chegar até 17% e oferta com certeza será ajustada para o cereal em 2012. Além disso, o Brasil deve exportar um volume histórico de arroz esse ano e o cumprimento de contratos de opções ditam o tom altista para as cotações. Mudanças no cenário podem acontecer em março, quando deve acontecer à entrada da próxima safra.

Mesmo com maior oferta no mercado em dezembro e janeiro devido a recompra dos contratos de opções do Governo, preços se mantém firmes confirmando o momento positivo para a cultura.

Em contrapartida mercado internacional vem com preços baixos desde dezembro devido à maior safra mundial, apesar menor safra sulamericana e das enchentes na Tailândia.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado