DA REDAÇÃO: Mercado do boi encerra a semana sustentado em função da menor oferta de animais

Publicado em 20/01/2012 12:56 e atualizado em 20/01/2012 16:11
Boi Gordo: mercado encerra a semana sustentado em função da menor oferta de animais. Apesar do enfraquecimento sazonal da demanda por carne em janeiro, pecuaristas dificultam a venda dos animais na expectativa de uma melhora nos preços.


Mercado do boi gordo termina a semana sustentado com a falta de animais disponíveis para abate. Apesar da demanda enfraquecida neste início de ano, muitos pecuaristas dificultam a venda de bois na expectativa de uma melhora nos preços.

O aumento das chuvas em regiões produtoras contribuíram para o bom desenvolvimento das pastagens, o que possibilita o pecuarista a segurar seus animais para engorda à espera de cotações mais atrativas.

De acordo com a analista de mercado, Lygia Pimentel, a retenção de oferta não é apenas uma estratégia de comercialização dos pecuaristas. A constância das chuvas no centro- oeste também é um fator que dificulta bastante os procedimentos de logística. "Tem muita gente com dificuldade de embarque, todo mundo sabe que estrada de terra com essa chuva fica impraticável", comenta.

Para a analista, é possível que o represamento da oferta fique mais intenso e que isso gere altas mais expressivas no mercado no curto prazo. "O animal que vai aparecer agora pode começar a aparecer só lá para abril, maio e pode começar a complicar a situação já que normalmente são meses que têm a maior oferta de bois", alerta.

No início de fevereiro, a demanda tende a aumentar com o fim das férias escolares e recebimento de salários. Se a oferta se mantiver retraída, a tendência é de que os preços da arroba do boi gordo se mantenham positivos.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado