DA REDAÇÃO: Suinocultores gaúchos registram aumento nos custos de produção diante do disparo das cotações do milho

Publicado em 23/01/2012 13:56 e atualizado em 23/01/2012 16:43
Suínos: Custo de produção aumenta para o produtor gaúcho diante da alta nas cotações do milho. Grão é leiloado acima do preço mínimo pela Conab e pode inflacionar mercado.
Produtores gaúchos da cadeia suinícola amargam prejuízos diante da alta dos preços dos grãos no sul do país. A seca prolongada na região já trouxe expressivo impacto na produção e consequente a valorização dos preços,  principalmente para o milho, um dos principais insumos usados para a engorda de animais.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, atualmente o suinocultor da região de Erechim-RS não consegue comprar uma saca de milho por menos de R$ 28. "Isso tem trazido uma preocupação muito grande aos suinocultores", completa.

O programa de vendas em balcão realizado pela Conab objetiva viabilizar o acesso dos criadores ao produto por meio da venda dos estoques públicos. Entretanto, os preços de venda estão acima do preço mínimo, bastante compatíveis com os praticados no mercado, o que não traz alívio para a receita do produtor.

"Eu acho que a Conab tem que buscar o preço de mercado para comercializar seu preço de balcão, mas não pode pesquisar o preço de venda final do milho da coopertiva ou do comerciante... O preço de referência da Conab deve ser o preço que o comerciante ou a cooperativa compra do produtor, caso contrário, acaba inflacionando o preço do milho no mercado", enfatiza.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado