DA REDAÇÃO: Mercado do milho tem tendência altista ao longo do ano

Publicado em 01/02/2012 13:00 e atualizado em 01/02/2012 15:20
Milho: Tendência de alta para os preços durante a temporada da safrinha. Produtor deve garantir margem de lucro nas puxadas do mercado e já se preparar para aquisição de insumos a medida em que a safra 2012/13 se aproxima.
Os preços do milho devem permanecer firmes ao longo do ano com possível tendêcia de alta diante da quebra de safra na América do Sul e demanda mundial aquecida, principalmente nos países emergentes. O cenário deve favorecer bons ganhos ao produtor que investiu na safrinha.

A firmeza das cotações possibilita que o produtor trace uma estratégia mais confortável de como participar do mercado. "A recomendação é que sempre participe de forma planejada para capturar oportunidades e pensar em um planejamento de médio e longo prazo.", diz o analista da Céleres Consultoria, Anderson Galvão.

A política da economia norte americana de etanol também deve ser observada com cautela pelos produtores. "Qualquer desaceleração da demanda de etanol, tem um excedente de 5, 8 ou 10 milhões de toneladas de milho nos Estados Unidos, que é mais que suficiente para compensar uma quebra de safra na América do Sul... a análise do mercado agrícola hoje vai para o contexto da geopolítica, ou seja tem um contexto muito mais amplo.", diz.
 
Na atual conjuntura, a recomendação é que o produtor garanta suas margens de lucro nas puxadas do mercado e já se prepararem para aquisição de insumos a medida em que a safra 2012/13 se aproxima.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado