DA REDAÇÃO: Tupaciretã (RS) perde 90% da soja precoce

Publicado em 23/02/2012 08:30 e atualizado em 23/02/2012 13:50
Safra 2011/2012: lavouras de variedade super precoce de soja tem quebra de até 90% na produção, com produtividade que cai de 60 para 8 sacas por hectare por conta da estiagem que assolou a região de Tupaciretã (RS). Seca continua e já compromete ciclo da soja tardia.
Em Tupaciretã (RS) variedade de soja precoce chega a ter quebra de 90% da produção. Em algumas propriedades, estimativa era colher 60 sacas/hectare, mas sojicultor colhe apenas 8 sacas/hectare.

Sindicato busca anistia de dívidas, a fim de que produtor não fique mais endividado. Região de Coimbra tem 70 mil hectares que poderão não ser colhidos devido à estiagem. Produtores já se mobilizam em busca de políticas agrícolas em parceria com o movimento Te Mexe, Produtor, encabeçado pelos arrozeiros sulistas.

Parte da safra de trigo passada ainda não foi vendida e já ameaça plantio do cereal neste inverno.

Código Florestal – Reserva de água é decisiva e importante para produção sustentável de alimentos. Com nova legislação produtor precisa garantir que reserva fique em sua propriedade, pois sem água não há produção de alimentos.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado