DA REDAÇÃO: Deputado quer projeto de lei prevendo revisão do Código Florestal em cinco anos

Publicado em 27/02/2012 13:57 e atualizado em 27/02/2012 16:56
Código Florestal: Após a última etapa de votação, Frente Parlamentar da Agricultura entrará com projeto de lei no Congresso para a revisão de alguns pontos omissos do texto, como os procedimentos de irrigação, por exemplo. Luta por consolidação de atividades agropecuárias em APP´s deve continuar na Câmara.
O deputado federal Moreira Mendes (PSD/RO) é favorável à elaboração de um projeto de lei para ser apresentado em regime de urgência, logo após a aprovação do Novo Código Florestal, pedindo a revisão do mesmo em cinco anos. “A frente parlamentar já levantou essa bandeira; já conversamos inclusive com lideranças dos que defendem o meio ambiente”, diz.

A medida é necessária, pois, segundo o parlamentar, cada vez que o texto do Código é analisado com atenção, depreendem-se questões que foram deixadas para trás. Uma delas é a falta de menção à necessidade de se represar águas em barragens e açudes dentro de APP (Área de Preservação Permanente). No texto recebido do Senado Federal, “não existe uma única palavra a respeito desse assunto e é um assunto importantíssimo”, define Mendes.

O tema veio à tona com os problemas climáticos vividos, sobretudo, na região sul do país, com a falta d’água para irrigação de soja. Porém, assim como esse, outros casos podem surgir e motivar uma revisão da lei ambiental: “muitas coisas podem acontecer que nós não temos previsão e que é preciso, lá na frente, o Congresso ter a responsabilidade de poder rever”, afirma.

A Câmara dos Deputados vota o Novo Código a partir da próxima terça-feira (6). Moreira Mendes diz que pretende lutar para que os produtores não percam os 30 milhões de hectares por conta da recomposição de APP.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado