DA REDAÇÃO: Retenção de matrizes nos últimos anos reflete ciclo de baixa do boi

Publicado em 20/03/2012 13:08 e atualizado em 20/03/2012 16:57
Boi Gordo: há 4 anos, especialista previu início do ciclo de baixa de preços em 2012, após movimento de valorização passada. Mercado tende agora a estabilizar ou mesmo cair ainda mais. Conselho ao pecuarista é reduzir custos para garantir margem de lucro, mesmo que pequeno.
Após anos consecutivos de escassa oferta de boi, o quadro realmente se reverteu em 2012. O aumento da disponibilidade de animais para abate e a consequente pressão negativa nos preços da arroba foram previstos há 4 anos pelo o especialista em confinamento, Juan Carlos Lebrón. O cenário foi previsto diante do movimento de retenção de matrizes, iniciado em 2007, em função da  falta de bezerro e boi magro na época.

"Foi algo previsível... notícia previsível não é notícia ruim para quem se prepara. Quem fez o dever de casa, aproveitou os bons momentos de preços e administrar melhor o momento de ciclo de baixa de preço", ressalta.

De acordo com dados divulgados pelo Cepea, a pressão baixista nos preços da arroba se configura desde junho de 2011. A maior disponibilidade de fêmeas para abate e a menor demanda por carnes são os principais fatores de baixa para o mercado na conjuntura atual.

Para Lebrón, os preços tendem a buscar estabilização, mas ainda há espaço para novas quedas. A recomendação é que produtor reduza seus custos e faça um planejamento adequado para cobrir sua receita.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família