DA REDAÇÃO: Safra de café brasileira deverá superar a do ano passado

Publicado em 28/03/2012 14:45 e atualizado em 28/03/2012 16:48
Café: safra deve ser maior do que a passada, mas não chega à estimativa da Conab. Cafeicultores acompanham perdas de perto e não acreditam na baixa dos preços em N. York. Consumo cresce no mundo, junto com a demanda pelo grão brasileiro.
O presidente da Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), Francisco Miranda de Figueiredo Filho, acredita numa safra de café superior à do ano passado. Porém, os números da Conab – 48 a 52 milhões de sacas – não devem ser alcançados, pelo que constatou Francisco durante conversas com produtores.

Para ele, o Brasil não colhe mais safras totalmente cheias, pois as colheitas grande e pequena têm seguido uma tendência de se aproximar, cada vez mais, de um volume médio. Na Zona da Mata, por exemplo, foram constatadas fortes perdas na época de granação. A seca no início da safra também deve ocasionar decréscimo no volume final. “Os estoques estão baixos e mesmo que tenha grande safra, eles não serão restabelecidos”, diz.

Outro fator que certamente não permitirá o declínio dos preços do café é o consumo ascendente, inclusive nos países em crise. Segundo Francisco, os Estados Unidos mantiveram esse crescimento mesmo a partir de 2008, período de forte crise no país, quando as pessoas pararam de beber na cafeteria e passaram a fazer isso nas suas casas. Atualmente, esse mesmo quadro é visto na Europa. 

Fazendo um parâmetro, na década de 1980 o acréscimo sobre o consumo foi de 1,5% ao ano. Em 1990, aumentou em 2% e nos anos 2000, em 2,5% ao ano. Somente no período de 2000 a 2010, as sacas de café pularam de 105 milhões para 135 milhões.
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado