ENTREVISTA: Produtores comemoram Dia Nacional do Solo (15) com redução da erosão com o uso do plantio direto, conta Almir Rebelo

Publicado em 16/04/2012 13:33 470 exibições
Plantio direto: produtores comemoram Dia Nacional do Solo (15) com redução da erosão causada pela agricultura. Investimento no uso do plantio direto marca avanço do Brasil na preservação do solo, como modelo exclusivo para o mundo.

1 comentário

  • Marie Bartz Chapecó - SC

    Olá João!!!

    Apenas para complementar o que Amir expôs...

    Essa nova espécie descoberta na área pioneira do SPD no Brasil, é uma espécie nativa de minhoca. As espécies nativas são bastante sensíveis e esta foi a primeira vez que se registrou este gênero Fimoscolex em área agrícola. De modo geral, devido ao impacto que o manejo da cultura (físico ou químico) exerce no solo, sobrevivem preferelcialmente espécies exóticas. Temos encontrado em amostragens em áreas sob PD e ILP no estado de SC a presença de minhocas do gênero Urobenus (nativa também) que até então só tinha sido registradas em matas. Ou seja, todos estes resultados tem mostrado que o SPD bem feito, com qualidade, preserva a biodiversidade de espécies nativas de minhocas.

    Agradeço o empenho de todos em divulgar nosso trabalho e sempre estarem em defesa do SPD.

    SIM, com muito orgulho os agricultores brasileiros estão fazendo sua parte!!!

    Grande Abraço,

    Marie Bartz

    0