DA REDAÇÃO: Exportações brasileiras de açúcar têm queda acentuada no mês de abril

Publicado em 03/05/2012 14:14 e atualizado em 03/05/2012 16:52
Açúcar: Final de safra e atraso da moagem proporcionam queda nas exportações brasileiras em abril. Para analista, situação é momentânea e não está vinculada à queda dos preços internacionais.
A Secex (Secretaria do Comércio Exterior) divulgou forte queda nas exportações de açúcar bruto pelo Brasil no mês de Abril. Foram embarcadas 434,5 mil toneladas neste ano, número 162% menor do que o registrado no mesmo período de 2011: 1,14 milhão. 

O açúcar refinado também sofreu redução, passou de 162,5 mil toneladas no ano passado para 114 mil toneladas este ano. Segundo João Oswaldo Baggio, do Grupo HFreitas/G7 Agro, essas baixas têm relação com o final da safra e a maior preocupação com o cumprimento de contratos. Sendo assim, a queda seria momentânea e não estaria ligada à baixa nos preços internacionais do açúcar.

No mercado externo, Rússia e Cazaquistão devem comprar menos, por terem produzido uma safra melhor este ano. Já a Índia passa pelas mesmas dificuldades que o Brasil: estiagem. As chuvas no país caíram em 59%. Com isso, a Índia poderá ter as exportações proibidas, o que faria os preços mundiais subirem.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Mariane de Luca e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário