DA REDAÇÃO: Mercado financeiro negativo impulsiona perdas para a soja na Bolsa de Chicago

Publicado em 08/05/2012 13:41 e atualizado em 08/05/2012 15:17
Grãos: mau humor do financeiro derruba por mais um dia as cotações em Chicago. Apesar do recuo, fundamentos continuam muito positivos para os preços até o longo prazo. Movimento de realização de lucros também reflete bom andamento da safra americana.
Embora os fundamentos permaneçam firmes para a soja, cotações em Chicago têm forte recuo nesta terça-feira. Notícias ruins do lado financeiro pressionam o grão, que sofre também com a volatilidade provocada por estimativas de que o plantio avança sem problemas nos Estados Unidos. Mas, de acordo com o analista de mercado Paulo Molinari, essas variações entre terreno positivo e negativo nos preços fazem parte do mercado.

O foco recai, agora, sobre o relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que sai na quinta-feira (10) com dados sobre oferta e demanda. Segundo Molinari, o mercado espera que do USDA venha com números indicando cortes nos estoques da safra velha de milho, os quais sustentam os preços dos contratos julho e setembro e “nada além disso”, diz. 

O cereal surpreendeu em Chicago durante a sessão regular, registrando boas altas mesmo após a divulgação de relatórios de plantio apontando preenchimento de 71% da área de plantio norte-americana. Essa velocidade de plantio confirma as projeções de área recorde para o milho no país.

A área ocupada pela soja também pode crescer e ficar maior do que o esperado pelo USDA no mês de Março. Os produtores dos Estados Unidos estão conseguindo colher o trigo da safra de inverno mais cedo e isso abriu espaço para o plantio tardio da soja.
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado