DA REDAÇÃO: Recuperação dos preços do café em NY pode não se manter devido à influência de especuladores

Publicado em 15/05/2012 11:20 e atualizado em 15/05/2012 15:26
Café: cenário especulativo deve continuar influenciando cotações em N. York, sem previsão para melhora. Por outro lado, consumo mundial ainda depende da produção brasileira. Chuvas atrasam colheita no Brasil.
A situação dos preços do café nas bolsas internacionais tem se mostrado cíclica, com muitos altos e baixos. Isso porque a commodity é usada como moeda por especuladores, o que a deixa vulnerável a derrubadas das cotações, que são feitas a fim de cobrir posições do mercado financeiro. 

O produtor rural Otto Vilas Boas não vislumbra uma mudança desse cenário, mas reconhece que houve uma melhora dele. Quando se falava de preços do grão há dois anos no Brasil, havia muita “choradeira”, recorda. Hoje, o produtor tem “o mercado na mão” e sabe fazer um produto de qualidade. Além disso, houve aumento da produtividade, que proporcionou um ganho muito grande.

Para esta safra, as dificuldades permeiam o atraso na colheita devido às chuvas, sobretudo do café conilon no Espírito Santo.
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado