DA REDAÇÃO: Com seca em regiões produtoras, batata ofertada tem menor qualidade

Publicado em 17/05/2012 10:40 e atualizado em 17/05/2012 12:03
Batata: Seca em Minas Gerais e no sul brasileiro diminui produtividade e tira qualidade do produto ofertado. Preços ao produtor operam na faixa dos R$25/saca 50 kg e só cobrem custos se houver boa produtividade.
Seca no triângulo mineiro, sul de minas e sul brasileiro afetam qualidade da batata ofertada. Com menor qualidade e produtividade, produtor recebe R$25 pela saca de 50 kg, preço este que somente cobre os custos de produção, caso produtor tenha boa produtividade. 

De acordo com o gerente da Associação de Bataticultores de Vargem Grande do Sul (ABVGS), alguns produtores têm atrasado colheita da batata à espera de preços melhores, mas quando produto é ofertado boa parte da qualidade foi perdida, pressionando assim cotações da batata de boa qualidade. 

Mudança no cenário deve acontecer a partir de junho, com entrada da safra do sudoeste e sudeste, regiões que possuem áreas irrigadas e devem ofertar produto com maior qualidade. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado