DA REDAÇÃO: Prazo para liberação do dinheiro do Funcafé encerra nesta semana

Publicado em 04/06/2012 09:31 e atualizado em 04/06/2012 14:35
Se o cafeicultor souber estocar seu café, o preço dos grãos vai se recuperar
De acordo com Armando Matielli, presidente do Sincal (Associação dos Sindicatos Rurais das regiões produtoras de Café e Leite), as verbas do Funcafé devem ser liberadas nessa semana e no decorrer da próxima. A informação, segundo ele, veio de Edilson Alcantara, diretor do Depto de Café do Ministério da Agricultura. Para Matielli, o produtor tem que ficar atento e não se apressar na hora de vender os grãos."Vamos financiar esse café,vamos nos agentes financeiros. Estamos já na entrada de um período de geada, com estoques baixos, então temos que tomar cuidado e não sair vendendo às pressas. Quem vai fazer o preço do café é o produtor. Se ele vender os grãos lentamente, financiar esse café, nós vamos fazer o preço subir. Está nas mãos do produtor", argumenta.

Matielli  orienta os produtores a procurarem de imediato seus agentes financeiros,cooperativas financeiras e bancos,e começarem a fazer suas propostas.

Outro ponto importante é que no mercado internacional os estoques estão baixos, e a produção nos outros países caiu muito.O Brasil,que tem uma boa safra, é quem tem que determinar o preço do café mundial, segundo Matielli. A instrução, então, é controlar o fluxo através do financiamento. "Acredito que o Funcafé saia rápido para regularmos o fluxo e aumentarmos o preço do café, que está nas mãos do produtor.Se o cafeicultor souber estocar seu café, o preço vai recuperar",finaliza.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário