DA REDAÇÃO: Funcafé: Atraso na liberação do benefício prejudica produtores de MG

Publicado em 08/06/2012 09:41 e atualizado em 08/06/2012 12:10
Café: Recursos do Funcafé que deveriam sair esta semana são adiados. Produtores de Guapé (MG) aguardavam liberação e ofertam produto a preços baixos. Chuvas intensas prejudicam qualidade e 25% do café já está no chão.
O atraso na liberação dos recursos do Funcafé, que deveriam sair esta semana mas foram novamente adiados, prejudica os produtores da região de Guapé, em Minas Gerais, que vêem a situação piorar com as chuvas dos últimos dias.

De acordo com Lenilton Soares, presidente do Sindicato Rural de Guapé, os produtores estão apreensivos com a demora na chegada da verba, e alguns já estão vendendo café a R$ 350,00, o que é abaixo até do custo de produção. A chuva piora a situação, já que a qualidade dos grãos começa a cair.

"Ontém estávamos reunidos em 7 produtores, analisando a situação. Todos estão convictos de que pelo menos 25% do café já foi para o chão, e os preços não reagem", revela Lenilton. Segundo o presidente do Sindicato de Guapé, todo ano acontece a mesma  situação. Quando o dinheiro chega, a safra já está no final. "Esse atraso só prejudica o produtor e o Brasil inteiro", finaliza.
Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado