DA REDAÇÃO: Código Florestal precisa de transição entre pequena e grande propriedade a fim de atender o médio produtor

Publicado em 14/06/2012 13:29 e atualizado em 14/06/2012 17:03
Código Florestal: Questão fundamental a ser discutida é a busca de políticas que auxiliem as médias propriedades a atender exigências do texto. Pequenas e grandes propriedades se encontram bem protegidas para cumprir com as condições estipuladas.
Código Florestal: Mais de 600 emendas foram propostas ao novo Código, muitas repetidas e, segundo o deputado federal, Reinhold Stephanes, (PSD/PR) no mérito irão sobrar cerca de 50 emendas a serem analisadas.

De acordo com o deputado, a questão fundamental a cerca do Código Florestal é como se criar um sistema de transição entre a pequena propriedade - que esta bem protegida pelo texto - e a grande propriedade - que tem condições de atender as exigências propostas.

“A média propriedade tem entre 4 e 15 módulos fiscais e necessita de um modelo de transição. Foi feito levantamento pelo Ministério do Meio Ambiente em Santa Catarina que trouxe exemplos de pequenas propriedades com ate 4 módulos que perderiam até 90% da capacidade de produção e foram protegidas pelo novo código, mas propriedades que fogem dos 4 módulos terão grandes problemas para atender as exigências do código”, explica Stephanes.  

Alternativas – Para o deputado, uma das possíveis das possíveis alternativas seria adotar o mesmo sistema já adotado para propriedades com 2 e 4 módulos, nas quais não se pode utilizar para recomposição mais de 10% e 20%, respectivamente. “Para a média propriedade poderíamos adotar 25%, por exemplo”, comenta.

Principais avanços com as emendas propostas ao novo código devem ser observados no atendimento a média propriedade e na questão das várzeas, além de questões excepcionais que devem surgir durante a implantação do Código.

Por: Kellen Severo e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado