DA REDAÇÃO: Produção de café em Lajinha-MG sofre prejuízos com a chuva

Publicado em 15/06/2012 09:24 e atualizado em 15/06/2012 12:31 795 exibições
Café: Produção dos grãos no município de Lajinha-MG foi prejudicada pelo alto volume de chuvas. Região apresenta muita umidade, que já interfere na qualidade do café. Preços dos grãos estão nos patamares dos custos. Produtores estão a espera do Funcafé.
A produção de café no município de Lajinha-MG, foi prejudicada pelo alto volume de chuvas que atingiu o estado nos últimos dias. De acordo com Evaldo Afonso Rodrigues,Presidente do Sindicato Rural da cidade, normalmente nessa época 50% da safra já estaria em curso. Em decorrência do excesso de chuvas, entretanto, essa quantidade caiu para 20%.

A região de Lajinha, que já é úmida, tem recebido influência de ventos muito frios e a umidade tem se mantido muito elevada, o que interfere na qualidade dos grãos da região. Os custos do produtor variam em torno de R$ 250 E R$ 300, e os preços estão nos patamares dos custos, não estabelecendo margem nenhuma de segurança de ganho na produção do café. "Estamos trabalhando a preço de custo, porque os preços cairam, assim como a qualidade dos grãos", diz.

Os produtores estão a espera dos recursos do Funcafé, que seriam um estímulo nessa situação. A falta de gerência e a demora na liberação dos recursos faz com que as vendas se concentrem no período de safra, pressionando ainda mais os preços.
Por:
Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário