DA REDAÇÃO: Laranja - Mais de 80 milhões de caixas não têm comercialização

Publicado em 19/06/2012 11:00 e atualizado em 19/06/2012 15:14
Laranja: 86 milhões de caixas de laranja estão sem comercialização devido ao menor consumo mundial. No entanto, cotações em queda devem favorecer retorno da demanda. Produtores esperam que Governo financie estocagem e preço mínimo.
Cerca de 86 milhões de caixas de laranja estão sem comercialização no Brasil, segundo a Citros BR. O excedente da oferta se deve a menor demanda pelo produto, após divulgação ano passado pela Coca-Cola nos EUA de que o suco de laranja brasileiro teria partículas de carbendazim, o que afugentou os consumidores norte-americanos. Ao mesmo tempo, a crise na Europa agravou a situação do mercado.

Estoques – os estoques menores dos últimos anos favoreceram preços em alta para o suco de laranja, que hoje ainda se encontram em patamares elevados. Essas cotações elevadas também contribuíram para uma retração no consumo. No entanto, a menor demanda agora favorece as quedas nos preços, o que deve dar fôlego ao retorno do consumo. Somente em abril, exportações para a Europa aumentaram quase 150%, em relação a março, devido aos menores preços.

Safra – Produção deste ano já é 30% menor da observada no ciclo passado e, para o próximo ano, pode ser até menor, em função da insegurança do produtor diante da maior oferta deste ano.

Exportações – Embarques brasileiros podem aumentar até 13% este ano em relação a 2011, devido aos preços em menores patamares.

Setor espera que Governo e indústria entrem em acordo a fim de ampliar o financiamento para estocagem e sustentar preços mínimos ao produtor.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado