DA REDAÇÃO: Safra de milho paranaense será menor que expectativa inicial

Publicado em 19/06/2012 11:13 e atualizado em 19/06/2012 15:08
Safra 2011/2012: Em Cascavel (PR), produtores entregam milho úmido à indústria para processamento. Região tem chuvas constantes e lavouras tardias já apresentam doenças. Algumas localidades do Estado sofreram com geada e safra paranaense será menor que a expectativa inicial.
As chuvas em excesso na região de Cascavel,no Paraná,tem prejudicado as colheitas e devem tornar a safra menor que a expectativa inicial. Já aparecem doenças nas lavouras, mas não há perspectivas reais de quanto serão as perdas. 

De acordo com  Jurandir Lamb, produtor rural do município, a produtividade esperada para lavouras em boas condições é em torno de 6 mil quilos por hectare. Já para as que apresentam doenças, a quebra estimada é de 3 a 4 mil quilos por hectare.

Ainda assim,está faltando milho para as indústrias, que estão comprando o cereal ainda úmido.De qualquer maneira, Jurandir adverte que com a alta umidade do milho a qualidade dos grãos vai ficar muito comprometida. Além das chuvas, fortes geadas também atingiram a região, prejudicando a safra. "Não dá para dizer ao certo, mas em algumas regiões aqui perto pode-se arriscar uma quebra de 60% a 70% devido às geadas", revela Jurandir.
Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado