DA REDAÇÃO: Clima prejudica produtividade do café no Paraná

Publicado em 21/06/2012 09:40 e atualizado em 21/06/2012 12:08
Café PR: Seca durante a floração e chuvas agora na colheita prejudicam produtividade e qualidade dos cafezais. Quebra pode chegar a 30%. Falta mão-de-obra na região e custos elevados agravam crise na safra.

A produtividade e qualidade dos grãos de café do Paraná vêm sendo prejudicadas pelo clima instável  no estado, que apresentou seca durante o período de floração e chuvas agora, na colheita.

“Houve um desenvolvimento irregular dos grãos de café”, diz Shigueo Yamamoto, Presidente da Associação dos Cafeicultores Apuracana, no Paraná. Durante a colheita, que teve início em maio e junho, começaram as chuvas que não estavam previstas. O café, que já está no ponto para ser colhido, encontra-se agora muito molhado e vem perdendo sua qualidade. Houve uma queda de produção de 20% a 30% em relação aos anos anteriores, principalmente devido à falta de chuvas do ano passado. “Com essa queda do produto na colheita atual, devemos perder de 10% a 15% da qualidade da produção”, diz.

A falta de mão de obra é outro problema que afeta os cafeicultores da região do Paraná. De acordo com Yamamoto,a cidade está levando os trabalhadores. Ele comenta que a rentabilidade da cafeicultura da região é baixa, e o preço cai a cada dia, afastando ainda mais quem poderia trabalhar nas lavouras.

A liberação dos recursos do Funcafé não ajuda muito os pequenos produtores, segundo o  Presidente da Associação dos Cafeicultores Apuracana “ Nós não conseguimos esse recurso”, comenta. As cooperativas e os comerciantes, no fim, é que acabam absorvendo o benefício.

Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado