DA REDAÇÃO: Produção de algodão deve chegar a 1 milhão de toneladas no MT

Publicado em 22/06/2012 10:11 e atualizado em 22/06/2012 12:14
Algodão MT: Chuvas no início de junho atrasam colheita e prejudicam levemente qualidade da fibra, mas sem consequências para a produtividade. Produção do Estado deve chegar a 1 milhão de toneladas.
Mesmo com as chuvas fora de época que atrapalharam a colheita do algodão no Mato Grosso no início do mês de junho, a produção deve chegar a 1 milhão de toneladas no estado. A informação é de Elisa Gomes, analista de Fibras do Imea. "O clima melhorou, e nossa estimativa é de que 6,2% da área do algodão no estado já tenha sido colhida", diz.

Segundo Elisa, a colheita está dentro da normalidade e adiantada em 5% com relação ao ano passado.Isso aconteceu porque os produtores plantaram na janela ideal, o que fez com que as fibras ficassem prontas para serem colhidas no período adequado.

Ainda em comparação a 2011, houve uma leve redução na área de plantio, devido à concorrência com outras culturas mais atrativas em um cenário que apresentava quedas constantes no preço da pluma. O algodão da primeira safra, que já estava com as folhas abertas e as plumas recebendo umidade, teve sua qualidade um pouco prejudicada pelas chuvas, mas não houve nenhuma perda preocupante.
Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado