DA REDAÇÃO: Retração chinesa é temporária e compras de soja devem crescer em 2013
Publicado em 27/06/2012 14:16
e atualizado em 27/06/2012 16:15
China: Retração na economia chinesa foi planejada,mas também sofreu influências da crise europeia. Previsão é que situação seja temporária. Próximo ano deve trazer aumento nas compras de soja, com crescimento da demanda no mercado chinês.
A China, maior compradora de produtos brasileiros, está passando por uma retração no PIB, após período de grande aquecimento econômico e inflação em alta. O recuo, entretanto, foi planejado, de acordo com Tang Wei, vice-presidente da Câmara Brasil-China. "A retração foi planejada mas também sofreu influências da crise financeira na
Europa". Tang Wei afirma que esse cenário é temporário, e que no segundo semestre já haverão mudanças.
Para o ano que vem, há uma previsão de aumento nas compras de soja, já que a demanda chinesa também vai crescer."As compras inicialmente vão diminuir, mas a partir do ano que vem vamos voltar ao volume atual ou até aumentar esse volume", revela Tang Wei.
De acordo com o Vice-Presidente Câmara Brasil/China, o país também deve demandar outros produtos brasileiros, como o café e o leite. Para ele, seria interessante que houvesse um movimento liderado pelo Governo, para introduzir o café brasileiro na China.
Por: Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas