DA REDAÇÃO: Retração chinesa é temporária e compras de soja devem crescer em 2013

Publicado em 27/06/2012 14:16 e atualizado em 27/06/2012 16:15
China: Retração na economia chinesa foi planejada,mas também sofreu influências da crise europeia. Previsão é que situação seja temporária. Próximo ano deve trazer aumento nas compras de soja, com crescimento da demanda no mercado chinês.
A China, maior compradora de produtos brasileiros, está passando por uma retração no PIB, após período de grande aquecimento econômico e inflação em alta. O recuo, entretanto, foi planejado, de acordo com Tang Wei, vice-presidente da Câmara Brasil-China. "A retração foi planejada mas também sofreu influências da crise financeira na
Europa". Tang Wei afirma que esse cenário é temporário, e que no segundo semestre já haverão mudanças.

Para o ano que vem, há uma previsão de aumento nas compras de soja, já que a demanda chinesa também vai crescer."As compras inicialmente vão diminuir, mas a partir do ano que vem vamos voltar ao volume atual ou até aumentar esse volume", revela Tang Wei.

De acordo com o Vice-Presidente Câmara Brasil/China, o país também deve demandar outros produtos brasileiros, como o café e o leite. Para ele, seria interessante que houvesse um movimento liderado pelo Governo, para introduzir o café brasileiro na China.
Por: Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família