DA REDAÇÃO: Governo sinaliza pacote de medidas para ajudar citricultores
De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Citricultura e presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Antonio dos Santos, o pacote, que ainda está sob análise, propôs benefícios como prorrogação de dividas entre custeio e investimento, isenção fiscal para o suco de laranja, não liberação de recursos do BNDES para plantio até 2013 e disponibilização de recursos de compra para a nova safra.
“São medidas que ainda estão sendo discutidas. Governo de São Paulo precisa se envolver também com a questão, pois há necessidade de tirar o suco que está nos tanques em decorrência da boa safra passada. Precisamos de um escoamento desse suco, o Governo de São Paulo pode comprá-lo para programas sociais”, afirma Santos.
Crise – A safra brasileira deste ano deve ter aproximadamente 350 milhões de caixas, sendo que 80 milhões não possuem comercialização.
Em São Paulo, variedades precoces, que já deveriam estar sendo colhidas, são as mais atingidas pelo atraso na colheita. “Medidas não são rápidas, mas estão tentando para diminuir prejuízos”, garante Santos.