DA REDAÇÃO: Aumento nos custos de produção impulsiona crise na avicultura

Publicado em 01/08/2012 13:56 e atualizado em 01/08/2012 15:40
Avicultura: Setor passa por grave crise impulsionada por quebra de safra e aumento dos custos de produção. Cotações dos grãos dispararam, mas preços do frango permaneceram estáveis.Maior preocupação é com falta de farelo de soja e com especulações nesse sentido.
O aumento nos custos de produção puxado pela alta no preço da soja e do milho, além da quebra de safra em algumas regiões produtoras de frango, vem impulsionando uma grave crise na avicultura.

Os custos subiram, mas o preço pago ao produtor continua o mesmo.De acordo com Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), o farelo de soja subiu 100% desde janeiro, e as especulações sobre uma possível falta da oleaginosa no mercado só pioram o cenário."A grande dúvida era essa.Tem farelo até o final do ano?", questiona.

Nesse contexto, segundo Turra, muitas pessoas orientavam a compra até para outubro, alarmando para a falta dos grãos. Essa especulação atrapalha muitos setores, na opinião dele, causando paralisação de plantas avícolas e demissão de empregados. Para Turra, a atitude correta ao menos no caso do milho era tirar o cereal de quem não tem armazenagem e está vendendo a preço vil, e levá-lo aos centros consumidores que têm como pagar e que precisam do produto. As exportações não são uma preocupação, para ele."Não há preocupação que venhamos a exportar uma montanha de milho. O Brasil não se preparou, não tem infra-estrutura",diz.

O presidente da Ubabef ainda argumenta que como consequência do cenário macro no aumento dos custos dos grãos, o mundo vai pagar mais caro por carne de frango e suína. Em algum momento, entretanto, pode-se chegar a um equilíbrio, com redução na demanda por conta dos altos preços.
Por: Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado