DA REDAÇÃO: Área de plantio para feijão preto e carioca na próxima safra será a menor desde 1970

Publicado em 14/08/2012 10:53 e atualizado em 14/08/2012 14:54
Feijão: Carioca é negociado a preços menores, mas que ainda remuneram produtor. Área plantada com feijão preto e carioca na próxima safra será a menor desde 1970. Produtores de feijão caupi aumentam exportações do produto e rentabilidade cresce até 25%.
A área plantada com feijão preto e carioca na próxima safra deve ser a menor desde 1970,de acordo com o analista de mercado Marcelo Lüders, da Correpar.Um dos principais motivos é a alta nos grãos, especialmente na soja, que deve ficar com uma boa parte de áreas de plantio antes ocupadas por feijão.

A variedade carioca vai sentir o impacto da diminuição de área,mas ainda pode ser plantado na segunda safra. Já o feijão preto não costuma ser plantado em um segundo período.O cenário aponta para uma possível dependência da China. "Mas a partir do momento em que o país chinês tiver sua oferta reduzida,o Brasil vai sofrer muito",diz Lüders. A redução de área pode chegar a 30% no Paraná, e na região da divisa de Santa Catarina,a diminuição pode ser de 60%.

Segundo o analista, os preços dos grãos carioca caíram um pouco nas últimas semanas,mas ainda remuneram o produtor. Como essa variedade perde rapidamente a cor,a comercialização acontece normalmente logo após a colheita, o que pressiona o mercado por trazer muita oferta ao mesmo tempo."Nesse momento especificamente nós temos uma oferta maior que faz com que o mercado fique abaixo da expectativa do produtor", diz. Até o final do ano, no entanto,a previsão é que a oferta fique abaixo da demanda.

A partir de setembro, os preços devem melhorar,de acordo com Lüders.Mas no caso do feijão carioca, é difícil o produtor aguardar até esse período para efetuar as vendas.

No cenário das exportações,o feijão caupi tem sido destaque nos embarques, e a rentabilidade do produtor cresceu 25%.
Por: Thaís Jorge e
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família