DA REDAÇÃO: Falta soja e milho no Rio Grande do Sul

Publicado em 14/08/2012 14:21 e atualizado em 14/08/2012 15:54
Grãos: RS sofre com falta de soja e milho.Esmagadoras e indústrias de ração estão entre atividades mais afetadas.Altos preços estão desequilibrando setor agropecuário.Avicultura e suinocultura precisam de mecanismos para se manter.
As esmagadoras e indústrias de ração vêm sofrendo com a falta de soja e milho no Rio Grande do Sul. A disparada dos preços dos grãos, causada pela estiagem nas regiões produtoras dos Estados Unidos, está desequilibrando o setor agropecuário.

"O milho subiu em Chicago e a conta das exportações ficou viável, o que acaba balizando os preços",diz Kleber Bordignon, diretor da AgroInvvesti Corretora. Segundo ele, a medida em que o cereal sai do centro oeste, acaba indo para fora do país e não para o Rio Grande do Sul em virtude dos custos de logística.

A única saída para quem precisa de soja na região, no entanto, acaba sendo buscar a oleaginosa no centro-oeste, mesmo com os altos custos de transporte. "Os segmentos precisam de mecanismos para se manter, e as indústrias precisam gerar um farelo de soja que seja comprável no mercado", analisa Bordignon.

De acordo com o diretor da AgroInvvesti, a situação pode levar setores como a avicultura à falência.
Por: Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado