DA REDAÇÃO: Safrinha de milho de Sinop (MT) chega a 15 milhões de toneladas

Publicado em 16/08/2012 10:23 e atualizado em 16/08/2012 14:37
Safra 2011/12: Colheita do milho safrinha está praticamente concluída em Sinop (MT) e produtividade média é de 100 sacas/hectare, totalizando 15 milhões de toneladas do cereal. Saca de milho é comercializada a R$20 e plantio da soja verão terá início por volta do dia 20 de setembro no município.
Colheita do milho safrinha está praticamente finalizada em Sinop (MT). Chuvas favoreceram o plantio antecipado e produtividade média é de 100 sacas/hectare. Produção do cereal neste ciclo deve chegar a 15 milhões de toneladas, ante os 7 milhões da safra anterior.

Maioria dos produtores ainda têm milho armazenado para comercialização e saca é negociada a R$20.

Este ano faltaram armazéns para o milho em Sinop, devido à greve dos caminhoneiros, ao aumento na produção e às dificuldades de escoamento. “Ainda temos milho a céu aberto. Se vier chuva e estragar esse milho o risco é do armazém. Com isso, ano que vem os armazéns cobrarão mais caro para receber esse milho. São problemas que trazem complicações para o futuro”, explica o delegado da Aprosoja Leonildo Barei.

Safra 2012/13 – Produtores devem começar plantio de soja da próxima safra de verão por volta do dia 20 de setembro, pois município tem previsão de chuvas regulares para a segunda quinzena deste mês. “Área da soja tem aumentado todos os anos, pois não há desmatamento e sim a ocupação de pastos degradados. Área com arroz também deve aumentar”, afirma Barei. 

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado