DA REDAÇÃO: Apagão logístico dificulta comercialização do milho safrinha em Rondonópolis (MT)

Publicado em 23/08/2012 11:12 e atualizado em 23/08/2012 14:47
Safra 2011/12: Colheita do milho safrinha está praticamente concluída em Rondonópolis (MT) com produtividade média de 100 sacas/hectare. Incremento na safra e nova lei dos caminhoneiros causam apagão logístico no município, dificultando comercialização do cereal.
Rondonopólis (MT) se aproxima do fim da colheita com produtividade média de 100 sacas/hectare em função das boas chuvas, do incremento em tecnologias e de sementes com melhor qualidade.

Segundo o delegado da Aprosoja em Rondonópolis, Osvaldo Pasquolotto, apesar da boa safra, produtor do município sofre dificuldades com o escoamento da produção. Greve dos caminhoneiros e safra - que passou dos 9 milhões de toneladas em 2011 para 14 milhões em 2012 - dificultam comercialização do cereal, aumentando também custos com frete e armazenagem. No entanto, preços do cereal são os melhores dos últimos anos, a R$25 a saca.

Próxima safra de verão também terá custos mais elevados, em função, principalmente dos insumos que têm preços mais altos e que demoram mais para chegar ao município. Ainda assim, plantio de soja deverá ganhar áreas de pastagens degradadas, elevando em até 5% área destinada à oleaginosa em Rondonópolis.

Plantio deve ter início ainda em setembro e produtor deve comercializar grão antecipadamente, travando seus custos de produção com base nos preços atuais.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família