DA REDAÇÃO: Áreas de plantio da soja podem crescer 15% no RS

Publicado em 23/08/2012 13:57 e atualizado em 23/08/2012 15:00
Grãos: No RS,área destinada ao plantio de soja deve crescer 15% neste ano.Produção também deve aumentar. Previsão é que haja falta de chuva no verão. É preciso preparar solo para armazenamento de água. Tornar oleaginosa uma monocultura não é indicado.
No estado do Rio Grande do Sul as projeções indicam que haverá um aumento de 15% nas áreas de produção da oleaginosa. Segundo o gestor técnico da Cooplantio, Dirceu Gassen, e nas áreas de milho terá uma redução de cerca de 20%.

“Esses 20% significa 250 mil hectares de áreas que serão acrescentados a soja. E parte das áreas de rotação de cultura, em torno de 2 milhões de hectares, também serão destinadas ao plantio da oleaginosa, cerca de 300 mil hectares”, afirmou Gassen.

Em decorrência desse cenário, o crescimento da produção no estado pode chegar a 4,7 milhões de hectares. No entanto o gestor sinaliza que é preciso melhorar os processos de rotação de cultura, de produção de raiz, adubação verde, e preparar o solo para armazenar água.

“As chuvas no país são abundantes, mas é previsível que nos meses de verão não haverá tantas chuvas. E a eficiência na produção está associada a recursos humanos, são as pessoas que fazem uma lavoura de alto rendimento”, explicou o gestor.

Ainda de acordo com Gassen, a monocultura é um processo de seleção de praga, seleção de doença, e é sempre um risco. A lógica da eficiência da produção está associada à adversidade das plantas.

 “É preciso saber usar a sabedoria e inteligência para armazenar água que é a chave para ter altos rendimentos, manejar uma lavoura para gerar renda não só para o produtor, mas para todo o sistema da economia brasileira”, finalizou.

Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família