DA REDAÇÃO: Falta de chuvas pode atrasar plantio da soja em Assis Chateaubriand (PR)

Publicado em 27/08/2012 11:54 e atualizado em 27/08/2012 13:49
Safra 2012/13: Falta de chuvas pode atrasar em até 30 dias plantio da soja verão em Assis Chateaubriand (PR). Produtores podem cumprir contratos de entrega da oleaginosa com atraso e plantio milho safrinha mais tarde.
Plantio da soja verão em Assis Chateaubriand (PR) deve ter início com atraso em função da falta de chuvas. Município não recebe precipitações há 30 dias e previsões climáticas apontam para chuvas no dia 16 de setembro, um dia após o fim do vazio sanitário. No entanto, para semeadura será necessária dessecação sequencial do solo.

Segundo o produtor rural Edson Martins Jorden, se previsão se confirmar, produtores irão iniciar plantio da soja somente em outubro. Acarretando atrasos nos contrato futuros. Aproximadamente 30% da oleaginosa do município foi comercializada antecipadamente.

Além do atraso nos contratos, plantio da safrinha também seria prejudicado, com início após o período ideal, que é até 20 de fevereiro. “A cada um dia de atraso no plantio, atrasamos sete dias o início da colheita, trazendo riscos de geadas e menor luminosidade. Este ano, por exemplo, a falta de luminosidade afetou muito a safrinha. Tínhamos a expectativa de colher 250 sacas/alqueire e a produtividade média é de 180 sacas/alqueire, uma quebra média de 30%.

Caso atraso na safrinha se confirme, produtores diminuirão uso de tecnologias, nitrogênio de cobertura, adubos e etc. nas lavouras, diminuindo também produtividade do cereal. Saca de milho é comercializada a R$26.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família