DA REDAÇÃO: Crise na avicultura já comprometeu quase 6 mil empregos

Publicado em 28/08/2012 13:42 e atualizado em 28/08/2012 15:51
Avicultura: Crise no setor já comprometeu quase 6 mil empregos.Alta nos preços do milho dá força ao cenário,e produtores estão descapitalizados.Governo precisa garantir abastecimento do mercado interno e acesso das empresas aos leilões do cereal.
A alta nos preços dos grãos e o consequente aumento nos custos de produção na avicultura vêm inviabilizando a atividade, e a crise provocada por esse cenário já comprometeu quase 6 mil empregos.

"A solução é o governo agir rapidamente, oferecendo milho e um fundo de aval para que as empresas possam acessar os leilões de governo e as compras daqueles que estão especulando", diz Ricardo Santin, diretor de mercado da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Ubabef).

De acordo com ele, a crise vem desequilibrando toda a cadeia avícola,com reflexos não só para o produtor integrado mas também para o consumidor. Ele ainda diz que a especulação é um grande problema na atual situação, e que o Governo tem que fiscalizar esse tipo de ação."Se o Governo ofertar milho, essas pessoas que são apenas exploradoras saem do mercado", argumenta.

A redução do setor avícola não acontece apenas devido às demissões, e sim devido à diminuição da produção. O excesso de custo e falta de capital de giro constituem cenário que necessita de intervenção política, de acordo com Santin. Para Francisco Turra, presidente da Ubabef, o sul do país é a região que mais sofre com a falta do cereal.

As medidas de auxílio para garantir abastecimento e transporte de milho serão discutidas hoje pelo Conselho Monetário Nacional.
Por: Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado