DA REDAÇÃO: MP 571 deve ser votada nesta quarta-feira (5)

Publicado em 05/09/2012 13:18 e atualizado em 05/09/2012 17:35
Código Florestal: MP 571 entra em votação na Câmara hoje (05). Entre principais discussões, está recuperação de APP's. Vácuo legislativo transforma produtores rurais em delinquentes ambientais.
A Medida Provisória 571 do novo Código Florestal entra em votação na Câmara nesta quarta-feira (5). Segundo o assessor técnico da CNA, Rodrigo Justus de Brito, entre as principais discussões está recuperação das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s).

“Então toda a parte de consolidação do uso de áreas que pela Lei atual são consideradas de preservação permanente essa consolidação acaba”, explicou Brito.

O que significa dizer que tudo o que estiver à beira de qualquer curso d’água, seja cidade, propriedade, casa, galpão, tudo o que está nas faixas definidas na nova lei terão que ser cumpridas. “É uma ordem para destruir o país, esse vácuo legislativo é péssimo e todos vão perder”, afirmou o assessor.

Brito sinaliza que isso é um atraso completo nos avanços. E além de tirar milhões de hectares de produção, retirar pessoas de suas casas, e o maior problema é que essas pessoas estão enquadradas na Lei de crimes ambientais.

“Ou seja, esse vácuo legislativo transforma quase que a totalidade dos produtores em delinquentes ambientais. Então um setor que segura a economia causar um golpe desses”, argumentou Brito.

Ainda de acordo com o assessor, o texto aprovado na semana passada traz mais exigências aos produtores rurais do que o texto aprovado pelo Governo há dois meses. “Então é preciso chegar a um acordo, na última votação houve todo tipo de pleito no sentido de modificar e houve o acordo”, frisou.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado