DA REDAÇÃO: Armazenagem é sempre vantajosa

Publicado em 06/09/2012 14:45 e atualizado em 06/09/2012 15:30
Armazenamento: Armazenagem em casa traz mais vantagens. Produtores têm maior controle sobre o produto e podem comercializar a produção de acordo com sua necessidade.Planejamento anterior da colheita também auxilia produtor.
A armazenagem é sempre vantajosa, e fazendo isso nas propriedades os produtores podem aumentar os benefícios. Segundo o engenheiro agrônomo, Armando Portas, os agricultores que têm a produção guardada possui um melhor controle da safra.

“Quer dizer, que tem o produto na mão. E dessa forma poderá comercializar essa produção de acordo com a sua necessidade, com as condições do clima, se as estradas estão transitáveis ou não”, afirmou Portas.

Dessa forma, os produtores podem obter melhores oportunidades para comercializar a sua safra, como é o caso do frete de retorno. Além disso, o engenheiro sinaliza que a colheita deve ser planejada na hora do plantio.

“O agricultor tem que planejar o seu plantio para ficar confortável na colheita. E ter o produto para vender a hora que quiser, aproveitando o frete de retorno e condições melhores”, explicou Portas.

Ainda de acordo com o engenheiro, o produtor que tem um armazém, deve secar o seu produto e tem que tirar as impurezas. “Em um exemplo, em uma propriedade de 500 hectares de milho, produz 10 toneladas por hectare, em um total de 5.000 toneladas da produção, desse total 3% é umidade e 2% são impurezas que é igual a 250 toneladas e equivale a 10 carretas, então o produtor pode economizar”, finalizou.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado