DA REDAÇÃO: Mercado de Commodities Agrícolas ainda tem potencial altista
“E os EUA já venderam cerca de 20 milhões de toneladas da safra nova, e o ano comercial acabou de começar, isso representa em torno de 67% da atual estimativa de exportação do USDA para o ano que vem, essa demanda permanece recorde e muito alta em relação ao tamanho da safra”, afirmou Ito.
O analista sinaliza que há uma ilusão na precificação do mercado, pois está começando a colheita nos EUA, com isso haverá mais grãos disponíveis no mercado físico. No entanto, a produção, especialmente a da soja é muito pequena.
“Então houve uma pressão sobre os prêmios e o mercado cedeu um pouco na semana passada, mas hoje (10), os prêmios voltaram a firmar nos EUA, e tem pouco interesse de venda por parte dos produtores, e isso deve ocasionar um reflexo daqui para frente no mercado até que a safra sul-americana chegue ao mercado”, explicou Ito.
Em decorrência desse cenário, o analista também orienta que os produtores façam vendas gradualmente, pois o mercado ainda tem potencial altista, superando a última máxima. “Aconselhamos vendas escalonadas, sobretudo para a oleaginosa que tem estoques mundiais baixos”, falou.
Já em relação aos rumores de que importadores chineses tentaram adiar compras de cargos nos EUA para comprar posteriormente com preços melhores, o analista diz que não acredita que isso poderia acontecer em quantidade significativa, pois a demanda por farelo continua em alta na Ásia. Além disso, a China tem problema com inflação de custo, principalmente na parte de alimentação.